Governo russo confirma queda de objecto celeste na região dos Urais. Fotos e vídeos mostram o que parece ser um meteorito. Ministério do Interior refere que há mais de 250 feridos e danos materiais em seis cidades.
Um objecto não identificado caiu nesta sexta-feira em território russo, na região dos Urais. O Ministério da Defesa russo já confirmou o facto e de acordo com a agência russa de notícias Interfax, tratou-se de um meteorito que entrou na atmosfera e se desintegrou durante a queda.
O ponto de impacto situar-se-á perto da cidade de Cheliabinsk, a leste dos montes Urais. Diferentes fontes falam na existência de dezenas de feridos, mas os números não coincidem: agências e jornais internacionais têm números que variam entre "dezenas", 50 e uma centena de feridos. A agência France Presse apresenta o balanço mais gravoso: mais de 250, três dos quais em estado grave, segundo informações prestadas por um porta-voz do ministério do Interior. A mesma fonte descreve que há estragos materiais em seis cidades.
No site do ministério da Defesa russo foi publicada uma foto que mostra duas colunas de fumo, sobre uns edifícios, e que testemunham a passagem do meteorito. Nas agências de notícias há imagens semelhantes, bem como de estragos materiais provocados pela queda deste objecto celeste, como vidros partidos num pavilhão desportivo.
O governo russo diz que não há danos nas unidades militares existentes na região. Mas há relatos de feridos civis e danos materiais provocados pela chuva de detritos que ocorreu quando o meteorito se desintegrou e que, quando chocaram com o solo, provocaram ondas de choque que partiram vidros e janelas. Há quem relate a existência de explosões, mas as informações ainda são escassas.
"Definitivamente não foi um avião [em queda]", disse um responsável da protecção civil, ouvido pela agência Reuters. "Estamos a tentar reunir informação e não temos, até agora, qualquer dado sobre mortes."
Testemunhas na cidade de Cheliabinsk ouvidos pela mesma agência britânica dizem ter visto, às primeiras horas da manhã, objectos brilhantes a caírem do céu. Ouviram estrondos, sentiram edifícios a abanar e os alarmes de carros dispararam na mesma altura.
No Youtube há diversos vídeos filmados a partir de carros em movimento que mostram claramente o voo de um objecto muito luminoso, a grande velocidade, e que provoca um grande clarão, deixando um rasto de fumo à passagem. Num dos vídeos vê-se ainda o que parece ser a desintegração desse objecto em partículas mais pequenas.
Um blogger russo, Ilya Varlamov, reuniu no blogue alojado na plataforma Livejournal (a mais popular na Rússia), um conjunto de vídeos, imagens e testemunhos publicados online.Algumas das imagens testemunharão a destruição provocada pelas ondas de choque. Em alguns vídeos é bem audível o que parece ser uma explosão seguido de vidros a partirem-se.
Videos: