Neste momento existe mais um Tufão no Oceanao Pacifico este denominado por Bopha, situado a norte da Papua Nova Guiné, sendo já de categoria 2, têm ventos médios de 169km/h e rajádas na ordem dos 201km/h e desloca-se para noroeste a uma velocidade de 21km/h.
Imagem de Satélite:
Trajectória e sua Evolução
Está previsto que á medida que se deslocará para noroeste, aumentará também de intensidade, tornando-se num poderoso tufão de categoria 4, podendo mesmo atingir o sul das Filipinas já na próxima segunda-feira dia 2 de Dezermbro
Esta situação irá ser acompanhada com especial atênção
Céu pouco nublado, podendo apresentar-se por vezes com maior nebulosidade, vento fraco de norte, soprando por vezes fraco a moderado, pequena descida da temperatura minima epequena subida da temperatura máxima, poderá ocorrer formação de geada nos locais mais abrigados.
Céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade a partir da noite, houve aguaceiros por vezes moderados ao fim do dia, vento soprou fraco a moderado de norte/noroeste, soprando por vezes moderado, a temperayura máxima foi de 14.1ºC e a temperatura minima foi de 3.3ºC.
Periodos de céu muito nublado, apresentando-se por vezes com algumas abertas, diminuindo de nebulosidade a partir do fim da tarde, aguaceiros sendo por vezes fracos até ao fim da tarde, vento moderado de norte/noroeste, pequena descida da temperatura máxima.
Céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se por vezes nublado com abertas durante o inicio da tarde, vento soprou fraco a moderado do quadrante norte, soprando por vezes moderado, a temperatura máxima foi de 15ºC e a temperatura minima foi de 3ºC.
Céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade a partir do fim do dia, vento fraco de noroeste/norte, soprando por vezes fraco a moderado, pequena subida da temperatura minima.
Céu pouco, apresentando-se nublado com abertas a partir do meio da tarde, houve alguns aguaceiros a partir do fim da tarde, vento soprou fraco a moderado de N, soprando por vezes moderado, a temperatura máxima foi de 14.7ºC e a temperatura minima foi de 3.6ºC.
Céu muito nublado, apresentando-se por vezes com abertas, dimuindo de nebulosidade a partir do meio da tarde, ficando pouco nublado, houve um aguaceiro durante a tarde, vento soprou fraco de noroeste, soprando por vezes fraco a moderado, a temperatura máxima foi de 16.8ºC e a temperatura minima foi de 5.8ºC.
Céu pouco nublado, apresentando-se por vezes nublado com abertas durante a tarde, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos durante a tarde, vento fraco a moderado de noroeste/norte, pequena descida da temperatura minima.
Céu pouco nublado, apresentando por vezes periodos de maior nebulosidade, vento fraco a moderado de norte/noroeste, descida da temperatura minima e pequena descida da temperatura máxima, neblina ou nevoeiro matinal.
Céu muito nublado, apresentando algumas abertas durante o inicio da manhã, houve alguns periodos de chuva em geral fraca durante a tarde, vento soprou fraco, a temperatura máxima foi de 19ºC e a temperatura minima foi de 12.5ºC.
Céu muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir do meio da tarde, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos até ao inicio da tarde vento fraco a moderado de noroeste/oeste, pequena descida da temperatura.
Céu muito nublado, houve periodos de chuva, sendo fraca durante a manhã, vento soprou fraco do quadrante oeste, a temperatura máxima foi de 18.2ºC e a temperatura minima foi de 13.8ºC.
Céu muito nublado, apresentando-se por vezes com algumas abertas, periodos de chuva ou aguaceiros por vezes moderados a fortes durante a madrugada, vento fraco do quadrante sul, rodando para oeste/noroeste a partir do meio tarde.
Céu muito nublado apresentando por vezes pequenas abertas, vento soprou fraco, a temperatura máxima foi de 17.1ºC e a temperatura minima foi de 4.7ºC, houve nevoeiro ao inicio da manhã.
Lisboa; Setubal; Santarém e Évora estão hoje sob aviso amarelo a partir das 12H, devido á precipitação que poderá ser por vezes fortes, os restantes distritos em aviso amarelo, é devisdo ao vento forte que poderá chegar aos 90km/h.
Céu geralmente muito nublado, periodos de chuva a partir da tarde, vento fraco a moderado do quadrante sul soprando por vezes moderado durante a manhã, subida da temperatura minima.
Nas próximas horas de hoje dia 23 de Novembro, uma frente deverá afectar a Madeira, provocando periodos de chuva persistente e sendo por vezes moderada a forte com possibilidade de ocorrem trovoadas, essa frente deverá ficar estacionaria sobre a Madeira, até ao fim da tarde de maanhã dia 24 de Novembro, o que poderá deixar bons acumulados de precipitação.
(Linhas Azuis representam a frente)
Para Domingo dia 25 de Novembro espera-sse que as condições meteorologicas se agravem mais, isto devido á apróximação de uma depressão cavada, que trará consigo uma massa de ar tropical muito instavel e juntamente com uma forte vorticidade provocaria com que se formassem células convectivas muito intensas, capazes de gerar precipitação muito forte em especial nas zonas montanhosas.
Atênção de referir que isto é só uma previsão com base em vários modelos meteorologicos, têm uma grande margem de erro
O Instituto de meteorologia já lançou um aviso vermelho para a Madeira, devido á precipitação que poderá ser muito forte, e também devido ao vento forte, que poderá chegar aos 140km/h
Este aviso entra em vigos a partir das 18:00H de amanhã.
Céu nublado com abertas por nuvens altas, vento soprou fraco, houve nevoeiro durante a madrugada, a temperatura máxima foi de 16.4ºC e a temperatura minima foi de 0.6ºC, houve geada.
Céu muito nublado por nuvens altas, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir do fim da tarde, ficando pouco nublado, vento soprou fraco, soptando por vezes fraco a moderado, a temperatura máxima foi de 18.1ºC e a temperatura minima foi de 5ºC.
Céu muito nublado por nuvens médias e altas, apresentando-se por vezes com algumas abertas em especial durante a madrugada, vento fraco do quadrante sul, soprando por vezes fraco a moderado, neblina ou nevoeiro matinal, pequena subida da temperatura minima.
Céu muito nublado, apresentando-se com algumas abertas durante a manhã, houve periodos de chuva a partir da noite, vento soprou fraco do quadrante sul, a temperatura máxima foi de 16.9ºC e a temperatura minima foi de 5.4ºC.
Céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir do fim da tarde, vento fraco do quadrante norte, soprando por vezes fraco a moderado, periodos de chuva durante a madrugada, pequena descida da temperatura máxima e pequena subida da temperatura minima.
Céu pouco nublado, aumentando de nebulosidade alta a partir do fim da manhã, ficando por vezes muito nublado, vento soprou fraco de noroeste/oeste, a temperatura máxima foi de 18.2ºC e a temperatura minima foi de 5ºC, houve nevoeiro ao inicio da manhã.
Céu muito nublado, periodos de chuva a partir do fim da tarde, sendo por vezes moderada, vento fraco do quadrante sul soprando por vezes fraco a moderado, pequena descida da temperatura máxima e pequena subida da temperatura minima.
Está previsto que a precipitação regresse novamente amanhã a Portugal Continental, isto devido á passagem de uma frente fria que começará a afectar a região norte a partir da tarde, que ai a precipitação poderá ser por vezes forte, estendendo-se lentamente ás restantes regiões ainda antes do final do dia, para a região sul só está prevista precipitação no dia 21 de Novembro, precipitação essa que será já mais fraca, de referir que esta frente não deverá ter células convectivas capazes de produzir fenómenos mais severos, será uma frente tipica de outono.
( Linha Azul representa a frente fria que irá afaectar Portugal Continental)
Céu muito nublado, apresentando-se por vezes com algumas abertas, vento soprou fraco do quadrante sul, rododando para o quadrante norte a partir do inicio da tarde, houve aguaceiros sendo por moderados a fortes, a temperatura máxima foi de 21.9ºC e a temperatura minima foi de 12.7ºC.
Céu muito nublado, apresentando-se por vezes com algumas abertas, houve periodos de chuva ou aguaceiros em especial durante a manhã, vento soprou fraco a moderado de sueste, soprando por vezes moderado, a temperatura máxima foi de 17.4ºC e a temperatura minima foi de 8.4ºC.
Céu pouco nublado, aumentando de nebulosidade por nuvens altas para o fim do dia, vento fraco do quadrante norte, soprando por vezes fraco a moderado, descida da temperatura minima.
Céu nublado com abertas, apresentando-se por vezes muito nublado até ao inicio da manhã, diminuindo de nebulosidade a partir do meio da tarde, aguaceiros que poderão ser fortes durante a madrugada, possibilidade de ocorrência de trovoadas, vento fraco a moderado do quadrante sul, rodando para norte/noroeste a partir do fim da manhã, pequena subida da temperatura minima.
Céu pouco nublado, aumentando gradualmente de nebulosidade a partir do inicio da tarde, houve periodos de chuva moderada a partir da tarde, vento soprou fraco a moderado de sueste/sul, soprando por vezes moderado, a temperatura máxima foi de 20.3ºC e a temperatura minima foi de 7.3ºC.
Foi registado á pouco (13:30H) um tornado em Silves, provocou vários danos materias, inclusivé várias casas ficaram sem telhado, até ao momento ainda não há imagens disponiveis acerca do fenómeno, há também a informação de inundações em Lagoa.
Imagem de Radar:
Como se pode observar nesta imagem de radar do IM, nota-se claramente uma mancha muito forte de precipitação que provocou esse tornado( circulo vermelho).
Esta informação será actualiazada ao longo da tarde de hoje
Portugal Contental está novamente sob aviso amarelo devido ao mau tempo.
nas regiões do norte o aviso amarelo é devido ao vento forte, que poderá atingir os 100km/h, nas regiões do centro e sul será a precipitação forte acompanhada também por vento forte.
Periodos de céu muito nublado, aguaceiros que poderão ser por vezes fortes possibilidade de ocorrência de trovoadas, vento fraco a moderado de sueste/sul, soprando por vezes moderado a forte, pequena descida da temperatura máxima e pequena subida da temperatura minima.
Cé nublado por nuvens altas, vento soprou fraco de sul/sueste, houve alguma geada, a temperatura máxima foi de 20ºC e a temperatura minima foi de 2.5ºC.
Chuva alaga 70% de Veneza, a sexta maior marca desde 1872
Fortes chuvas atingiram ontem o centro e o norte da Itália, causando deslizamentos de terra, transbordamentos e alagando mais da metade de Veneza.
Segundo a prefeitura, o nível da água na cidade italiana subiu 149 cm, a sexta maior marca desde 1872. Isso fez com que 70% da cidade ficasse alagada, afetando casas e lojas do centro histórico.
A situação também foi grave em Vicenza, onde 200 pessoas foram retiradas de um hotel e uma casa após o temor de que uma ponte pudesse ser levada pela água de um dos rios, que chegou a 5,70 m acima do nível normal.
Outras regiões afetadas são a Liguria e a Toscana, principalmente nas províncias de Lunigiana e Massa e Carrara. As duas áreas estão em alerta meteorológico vermelho para o aumento das inundações.
Espera-se que continue a chover com intensidade durante as próximas horas e a meteorologia indica que haverá fortes ventos.
O centro de marés da cidade de Veneza informou que depois do aumento, o nível das águas começou a recuar lentamente, mas o vento de Scirocco (que é um vento quente, muito seco, que sopra do deserto do Saara em direção ao litoral norte de África e que pode atingir também países europeus do Mediterrâneo) estava abrandando o processo.
O recorde registou-se em 04 de novembro de 1966, com um nível de 194 centímetros. Ontem, o nível do mar subiu mais de um metro e meio, algo que não era visto desde 1986 .
Céu pouco nublado, vento soprou fraco a moderado de norte, soprando por vezes moderado, a temperatura máxima foi de 15.5ºC e a temperatura minima foi de 7.7ºC.
As alterações climáticas são apontadas como a causa da retracção do gelo no
Árctico. Mas na Antárctida está a acontecer o contrário: a cobertura branca
sobre o extremo sul do planeta está a aumentar, devido aos ventos locais,
segundo um estudo publicado esta semana.
Já se sabia que a massa de
gelo sobre o mar da Antárctida estava a ampliar-se. Em Setembro, a área
congelada à volta do continente atingiu a marca recorde de 19,44 milhões de
quilómetros quadrados. Entre 1979 e 2010, houve um crescimento médio de 0,9% por
década – com variações ano a ano e conforme a região da Antárctida.
Os
modelos climáticos actuais não conseguem explicar bem as razões deste aumento.
Cientistas da British Antarctic Survey e da NASA sugerem, agora, que as
variações na cobertura gelada estão estreitamente relacionadas com os ventos
locais, de acordo com o estudo publicado na revista Nature Geoscience. Esta tese
resulta da análise de cinco milhões de medições da cobertura de gelo, ao longo
de 19 anos (1992-2010), a partir de imagens de satélites.
“Este estudo
com observações directas de satélite mostra a complexidade das alterações
climáticas. A cobertura total de gelo no mar da Antárctida está a crescer
lentamente, mas algumas regiões em particular estão a presenciar ganhos e perdas
muito maiores, que quase se anulam no final”, afirma Paul Holland, autor
principal do estudo, num comunicado da British Antarctic Survey.
O estudo
concentra-se apenas sobre o gelo que está sobre o oceano – ou seja, água do mar
congelada – e não sobre a cobertura gelada do continente antárctico em si. Esta
segunda está a perder volume.
No outro extremo da Terra, no Árctico, a
cobertura de gelo sobre o mar está a diminuir aceleradamente. Em Agosto e
Setembro deste ano, foi batido um novo recorde de área mínima, desde que há
séries de imagens de satélite. A superfície gelada estava reduzida a 3,41
milhões de quilómetros quadrados – cerca de 18% a menos do que o mínimo
anterior, registado em 2007 (4,17 milhões de quilómetros quadrados).
“A
cobertura de mar congelado na Antárctida interage com o sistema climático global
de uma forma muito diferente do que a do Árctico”, explica Ron Kwok,
investigador da NASA e co-autor do estudo.
Uma das razões está no facto
de a Antárctida não estar a aquecer tanto como o resto do mundo em geral, ou o
Árctico em particular.
O estudo refere que as alterações nos padrões dos
ventos na Antárctida podem ser explicadas em parte pela variabilidade natural do
clima, mas também pela influência de outros factores, de origem humana, como o
buraco na camada de ozono e o aumento na concentração de gases com efeito de
estufa. Os investigadores reiteram, por isso, “a necessidade de uma melhor
compreensão” tanto das alterações nos ventos, como da influência humana sobre o
clima.
Céu nublado com abertas, apresentando-se por vezes muito nublado, houve alguns aguaceiros em geral fracos, sendo mais intensos durante a tarde, vento soprou de norte/noroeste, a temperatura máxima foi de 18.6ºC e a temperatura minima foi de 7.6ºC.
Céu nublado com abertas, houve aguaceiros fortes acompanhados por trovoada ao fim da tarde e principio de noite, vento soprou fraco de direção variável, a temperatura máxima foi de 18.2ºC e a temperatura minima foi de 5.7ºC, houve nevoeiro durante o inicio da manhã.
Céu nublado com abertas, tornando-se pouco nublado a partir do fim da manhã, vento fraco a moderado de norte/noroeste, poderá ocorrer aguaceiros até ao inicio da manhã, soprando por vezes moderado, pequena descida da temperatura.
Céu nublado com abertas, apresentando-se por vezes muito nublado, possibilidade de ocorrer precipitação fraca, vento fraco do quadrante oeste, soprando por vezes fraco a moderado, pequena subida da temperatura minima.
Céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir do inicio da tarde, ficando pouco nublado, houve periodos de chuva até ao inicio da manhã, vento soprou fraco do quadrante oeste, a temperatura máxima foi de 18.5ºC e a temperatura minima foi de 7.0ºC, houve nevoeiro até ao meio da manhã.
Céu pouco nublado, apresentando-se nublado com abertas durante a tarde, possibilidade de ocorrência de aguaceiros durante a tarde, vento em geral fraco, pequena descida da temperatura minima.
Um forte sismo de magnitude 7,4 sacudiu no final da tarde de quarta-feira a Guatemala, fazendo pelo menos 48 mortos e 155 feridos. Há ainda 23 pessoas desaparecidas.
O epicentro do abalo situou-se no mar, 163 quilómetros a sudoeste da capital do país, a Cidade da Guatemala, informou, em comunicado, o Centro de Geofísica dos Estados Unidos.
O balanço provisório foi feito pelo Presidente da Guatemala, Otto Pérez que, citado pela AFP, estimou ainda que mais de 131 casas tenham ficado destruídas, estando o chefe de Estado a visitar as zonas mais atingidas por aquilo que já considerou ser uma “tragédia”. Para apoiar os desalojados foram disponibilizados 11 abrigos, suficientes para acolher cerca de 800 pessoas.
Um jornalista na cidade de São Marcos, 128 quilómetros a norte do epicentro, disse à rádio local, Emissoras Unidas, que várias casas desabaram sobre moradores e que muitos objectos domésticos estavam espalhados nas ruas. São Marcos é uma das zonas mais afectadas pelo abalo.
De acordo com o Presidente há pelo menos 16.000 casas sem electricidade, muitos problemas com as comunicações e algumas regiões sem acesso a água potável. O ministro da Energia, Erick Archila, chegou a falar em 73.000 casas com problemas de electricidade, mas o fornecimento, ainda que com falhas, foi restabelecida em muitas localidades.
O sismo provocou alguns movimentos de pânico nos países mais próximos da Guatemala onde também se fez sentir, como México e El Salvador, tendo a Nicarágua chegado mesmo a emitir um alerta de tsunami, que acabou por ser retirado.
Fonte: Publico.pt
Imagens:
Mapa:
( Seta vermelha indica o local onde ocorreu o seu epicentro)
Vinte pessoas ficaram desalojadas devido ao mau tempo no
concelho de Loulé, o município algarvio mais afetado pela chuva, esta
quinta-feira de madrugada.
Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro,
algumas pessoas foram realojadas em casa de familiares, havendo uma família de
seis pessoas (uma mãe e cinco filhos) que está no quartel dos Bombeiros de
Quarteira e outras duas no Centro de Saúde de Loulé.
A chuva entretanto parou, o que leva as autoridades a admitirem que a maioria
dos desalojados possa voltar a suas casas ainda esta quinta-feira, "se houver
condições para tal".
Das 105 inundações registadas durante a madrugada no Algarve, 94 foram no
concelho de Loulé, onde se encontra um total de 70 operacionais, entre
bombeiros, militares da GNR e elementos do Instituto Nacional de Emergência
Médica (INEM).
Em Loulé, o mau tempo obrigou ainda à suspensão do transporte ferroviário de
passageiros entre a cidade e Boliqueime, serviço que está a ser efetuado por
autocarro, disse à Lusa fonte da CP.
Na Estrada Nacional 125, entre Loulé e Boliqueime, há também registo de
fortes inundações, constatou a Lusa no local.
Fonte: JN
Além de Loulé houve mais localidades do algarve que sofreram com o mau tempo, tais como Quateira e Almancil, onde cairam mais de 80mm.
Céu muito nublado, houve periodos de chuva, sendo por vezes moderada a forte a partir do meio da manhã, vento soprou fraco a moderado do quadrante leste, soprando por vezes moderado, a temperatura máxima foi de 12.8ºC e a temperatura minima foi de 6.5ºC.
Céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir do meio da tarde, periodos de chuva ou aguaceiros até ao meio da tarde, sendo por vezes fortes durante a madrugada, possibilidade de ocorrência de trovoadas, vento fraco do quadrante sul, subida da temperatura máxima e pequena subida da temperatura minima.
Periodos de céu muito nublado por nuvens altas, vento soprou fraco de norte/nordeste, a temperatura máxima foi de 18.5ºC e a temperatura minima foi de 4.1ºC.
Céu muito nublado, periodos de chuva ou aguaceiros, sendo por vezes fortes, vento fraco do quadrante leste, soprando por vezes fraco a moderado, descida da temperatura máxima.
Céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado por nuvens durante a madrugada, vento fraco de nordeste, soprando por vezes fraco a moderado.
Céu muito nublado, apresentando-se com algumas abertas a partir do fim da tarde, houve periodos de chuva forte durante a madrugada, vento soprou fraco do quadrante norte, soprando por vezes fraco a moderado, a temperatura máxima foi de 17.3ºC.
Céu muito nublado, apresentando-se por vezes com abertas, houve periodos de chuva até ao inicio da manhã, passando a aguaceiros, vento soprou fraco, soprando por vezes fraco a moderado, a temperatura máxima foi de 23.2ºC e a temperatura minima foi de 14.7ºC.
Céu muito nublado, apresentando-se com abertas a partir do fim da tarde, periodos de chuva, sendo por vezes moderada a forte até ao fim da manhã, passando a regime de aguaceiros fracos, vento fraco de noroeste/oeste, soprando por vezes fraco a moderado, descida da temperatura máxima e pequena descida da temperatura minima.
Alentejo: registadas quatro inundações e a queda de uma árvore
O mau tempo registado durante a
madrugada de hoje no Alentejo provocou quatro inundações, em habitações e numa
via pública, e a queda de uma árvore, nos distritos de Beja e Évora, disseram à
Lusa fontes dos bombeiros.
Segundo
fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja, neste
distrito registaram-se três pequenas inundações em habitações, duas no concelho
de Beja e outra no de Serpa, mas sem causarem danos ou
desalojados.
De
acordo com o CDOS de Évora, neste distrito ocorreu uma inundação numa via
pública em Mourão e caiu uma árvore em Portel, também sem registo de
danos.
Céu nublado com abertas, tornando-se muito nublado a partir do inicio da tarde, houve alguns aguaceiros fracos passando a periodos de chuva a partir do fim da tarde, vento soprou fraco a temperatura máxima foi de 20.2ºC e a temperatura minima foi de 10.3ºC.
Céu nublado com abertas, apresentando-se temporariamente muito nublado, vento soprou fraco a moderado do quadrante oeste, a temperatura máxima foi de 21.2ºC e a tempertura minima foi de 7.2ºC.
O Instituto de Meteorologia já lançou aviso amarelo para 12 distrtitos, devido á precipitação que poderá ser por vezes forte, estes avisos entram em vigor a partir de amanhã ao fim da tarde
Céu nublado com abertas, ficando muito nublado a partir da tarde, periodos de chuva a partir do fim da tarde, vento em geral fraco de sudoeste/sul, pequena subida da temperatura minima.
Céu nublado com abertas, apresentando-se por vezes muito nublado a partir da tarde, vento soprou fraco, houve nevoeiro durante o inicio da manhã, a temperatura máxima foi de 17.5ºC e a temperatura minima foi de 5.4ºC.
Está previsto que a partir de amanhã á tarde/noite Portugal Continente seja novamente afectado pela instabilidade (chuva), isto devido a uma massa de ar quente e humida vinda de sudoeste, que trará precipitação localmente forte e poderá também ser acompanhada por trovoada, também está previsto um aumento da temperatura, segundo vários modelos meteorológicos as regiões mais afectadas pela instabilidade serão as regiões do centro e sul, já que na região norte essa massa de ar quente e humida será rapidamente substituida por uma massa de ar frio polar, derivado a uma depressão que se encontra a norte da peninsula ibérica.
( Circulo verde representa a depressão que trará a massa de ar fria para a região norte, circulo vermelho representa a massa de ar quente e humida que afectará em especial as regiões do centro e sul)