Chuva alaga 70% de Veneza, a sexta maior marca desde 1872
Fortes chuvas atingiram ontem o centro e o norte da Itália, causando deslizamentos de terra, transbordamentos e alagando mais da metade de Veneza.
Segundo a prefeitura, o nível da água na cidade italiana subiu 149 cm, a sexta maior marca desde 1872. Isso fez com que 70% da cidade ficasse alagada, afetando casas e lojas do centro histórico.
A situação também foi grave em Vicenza, onde 200 pessoas foram retiradas de um hotel e uma casa após o temor de que uma ponte pudesse ser levada pela água de um dos rios, que chegou a 5,70 m acima do nível normal.
Outras regiões afetadas são a Liguria e a Toscana, principalmente nas províncias de Lunigiana e Massa e Carrara. As duas áreas estão em alerta meteorológico vermelho para o aumento das inundações.
Espera-se que continue a chover com intensidade durante as próximas horas e a meteorologia indica que haverá fortes ventos.
O centro de marés da cidade de Veneza informou que depois do aumento, o nível das águas começou a recuar lentamente, mas o vento de Scirocco (que é um vento quente, muito seco, que sopra do deserto do Saara em direção ao litoral norte de África e que pode atingir também países europeus do Mediterrâneo) estava abrandando o processo.
O recorde registou-se em 04 de novembro de 1966, com um nível de 194 centímetros. Ontem, o nível do mar subiu mais de um metro e meio, algo que não era visto desde 1986 .
Video:
Sem comentários:
Enviar um comentário