sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Mau tempo na Madeira

Madeira: Porto da Cruz vive situação de "catástrofe" devido a fortes chuvas

A região montanhosa da ilha da Madeira está hoje, até às 17:59, sob aviso laranja, o segundo mais grave da escala de quatro níveis

A freguesia do Porto da Cruz, no concelho de Machico, vive hoje uma “situação de catástrofe completa” devido à forte precipitação que caiu esta noite naquela zona da Madeira, disse o presidente da câmara à agência Lusa.

“É uma situação de catástrofe completa e o panorama é mais sério com o clarear do dia”, declarou Ricardo Franco, adiantando que a intensa precipitação provocou “o transbordo de vários ribeiros e ribeiras, várias derrocadas que bloquearam o trânsito nas vias regionais e municipais, habitações alagadas e populações isoladas, além de pessoas que ficaram ligeiramente feridas porque foram arrastadas e danos em outras casas”.

O autarca mencionou o caso de uma habitação em que a família teve de ser retirada. “Pelo menos três pessoas ficaram ligeiramente feridas porque foram arrastadas devido a esta ocorrência”, referiu.

Ricardo Franco apontou ainda a situação de “uma oficina onde todo o material que se encontrava no andar térreo desapareceu”, inclusive viaturas, bem como quedas de muralhas e muros.

Ao nível da circulação naquela freguesia do norte da Madeira, o responsável referiu que a Via Expresso, principal acesso à localidade, ficou bloqueada devido a uma grande derrocada e que as autoridades demoraram “três horas e meia a abrir um corredor de segurança” e das dificuldades em diversas vias municipais.

“Esta é uma situação extraordinária em termos de chuva, havia o alerta amarelo, e estamos a acudir à situação com máquinas privadas, porque a câmara não dispõe deste tipo de material”, realçou o autarca de Machico.

O responsável informou que com a luz do dia será efetuado “um levantamento dos prejuízos para elaborar um relatório para apresentar ao Governo Regional e a quem de direito para ajudarem”.

A região montanhosa da ilha da Madeira está hoje, até às 17:59, sob aviso laranja, o segundo mais grave da escala de quatro níveis, devido às previsões de chuva e trovoada fortes, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O instituto já tinha colocado na quinta-feira o arquipélago da Madeira sob aviso amarelo – o terceiro mais grave - e mantém este aviso hoje a partir das 18:00 até às 05:59 de sábado.

O aviso amarelo deve-se às condições de chuva e aguaceiros por vezes fortes, acompanhados de trovoada, que se prevê para as duas ilhas daquela região. 

No Santo da Serra, entre as 09:00 de quinta-feira e a mesma hora de hoje, "foram registados 163,3 milímetros, o maior valor em duas horas consecutivas (das 22:00 do dia 28 às 00:00 do dia 29 de Novembro) foi 79,6 milímetros e o maior valor em 10 minutos foi 13,0 milímetros", apontou.

Contudo, salientou o responsável, estes valores "não podem ser comparados" aos que foram registados no temporal de 2010 no Pico do Areeiro, no concelho do Funchal mas numa zona montanhosa (389,6 milímetros em 24 horas). Nesta localização, o maior valor identificado em 10 minutos foi de 14,4 milímetros.

"No Porto da Cruz não temos posto de medição e o mais próximo é o de Santana, mas a quantidade no Porto da Cruz deve ter sido semelhante, na ordem dos milímetros, no Santo da Serra", destacou.

O diretor referiu também que o posto no Aeroporto da Madeira, localizado em Santa Cruz, outro concelho onde se registaram prejuízos, a pluviosidade foi de zero milímetros entre as 09:00 de quinta-feira e de hoje."

Imagens:










Sem comentários:

Enviar um comentário