O tufão "Usagi" causou, pelo menos, 25 mortos na província de Guangdong, no sul da China. Com ventos de 162 quilómetros por hora, afetou 3,66 milhões de pessoas e os prejuízos económicos ascendem a mais de 500 milhões de dólares.
Acompanhada de fortes ventos e chuvas torrenciais, a mais forte tempestade tropical do ano tocou terra na costa chinesa pelas 19.40 horas de domingo (10.40 horas em Portugal continental), na cidade de Shanwei, fazendo pelo menos 25 mortos.
O "Usagi", acompanhado de ventos de 162 quilómetros por hora, afetou mais de 3,66 milhões de pessoas e obrigou à evacuação de 226 mil. Provocou ainda o corte do abastecimento de energia elétrica e no fornecimento de água e levou à suspensão de várias ligações de transporte ferroviário e de autocarros que fazem a ligação entre o norte e sul da China.
Os prejuízos económicos deste super tufão elevam-se a 529 milhões de dólares (391 milhões de euros).
O "Usagi" está a cerca de 200 quilómetros a leste de Macau onde entrará em terra e começará a perder força, explicou à agência Lusa o diretor dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos de Macau.
"A tempestade vai entrar em terra junto à cidade de San Mei, a cerca de 200 quilómetros a leste de Macau seguindo para noroeste a uma velocidade de cerca de 20 quilómetros por hora e começará a perder força", explicou Fong Soi Kun.
Sem comentários:
Enviar um comentário